domingo, 28 de março de 2010

ATIVIDADE:1 Quem sou como professor e aprendiz?

Atualmente trabalho na Escola Municipal Cantinho da Alegria com as séries iniciais do ensino fundamental. Com o objetivo de melhor encaminhar as atividades durante o ano letivo junto as duas séries que ministro minhas aulas procuro elaborar um planejamento bastante flexível com conteúdos, metodologias e recursos didáticos que possibilite aos alunos uma maior participação e utilização das tecnologias disponíveis na escola.
Durante a hora atividade elaboro meus planos de aula e realizo leituras necessárias
para um bom desempenho em sala de aula. O Planejamento das atividades a serem ministradas com certeza facilita a assimilação dos conteúdos, por parte dos alunos e possibilita rever minha prática docente.
Durante as aulas desenvolvo diferentes atividades, dinâmicas, metodologias que levem os alunos a interagirem com os colegas e com a professora. Tenho na leitura uma das principais atividades pedagógicas, pois elaborei um pequeno projeto de leitura com o objetivo de desenvolver o hábito de ler, já que uma das maiores dificuldades dos alunos está em escrever e interpretar textos.
Utilizo-me de diferentes materiais didáticos disponíveis na escola ou em minha residência para despertar a curiosidade dos alunos através de revistas, jornais, jogos educativos e livros de literatura infantil.
Em relação a uso das tecnologias disponíveis na escola tenho me empenhado o máximo possível no sentido de desenvolver minhas aulas no laboratório de informática para realizar pequenas pesquisas sobre diversos temas trabalhados em sala através nos mais diferentes sites existentes.
Além disso, a escola disponibiliza para os professores Data Show, vídeo cassete e uma pequena biblioteca infantil, onde desenvolvemos parte de nossas atividades pedagógicas.
Também realizo diversas atividades em grupo com objetivo de melhorar a interação entre os alunos e a professora. Considero que a troca de idéias entre professor/aluno é muito importante dentro do processo ensino-aprendizagem, pois possibilita uma maior reflexão sobre nossas práticas pedagógicas(ação/reflexão/ação).
Participo de todas as reuniões pedagógicas e da formação continuada, conforme previsto no planejamento da escola e da orientação repassada pela direção e coordenação pedagógica. Durante essas atividades busco me atualizar sobre as novas tecnologias e teorias da educação.
Estas reuniões servem para refletirmos sobre nossas práticas pedagógicas e buscarmos novas idéias, concepções teóricas a respeito do processo ensino-aprendizagem evitando a repetição de práticas tradicionais ultrapassadas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário